Três lições acerca da vitória

JUÍZES 4.14-16

 

   Todos nós almejamos obter êxito em nossos objetivos. Estamos diante de um texto que narra a grande vitória de Israel sob a liderança de Débora e Baraque. Desde a morte de Josué até a escolha de Saul como rei, durante um espaço de tempo de 460 anos Israel foi governado por juízes, que foram: OTNIEL, EÚDE, SANGAR, DÉBORA, BARAQUE, GIDEÃO, ABIMELEQUE, TOLA, JAIR, JEFTÉ, IBSÃ, ELOM, ABDOM, SANSÃO, ELI E SAMUEL, (Dic. Almeida).

   O texto lido fala-nos de Débora e Baraque que foram usados por Deus para dar a vitória a Israel. No entanto o destaque está sobre Débora, que era profetiza.

A partir dessa narrativa podemos aprender...

 

TRÊS LIÇÕES CONCERNENTES À VITÓRIA:

 

1º DEUS TEM UM DIA DETERMINADO PARA NOSSA VITÓRIA “esse é o dia” (v14)

Ec 3.1“TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”;

 Portanto, não devemos ficar anciosos, antes devemos confiar no Senhor, sabendo que nossa provação possui um prazo de validade!

 

2º O SENHOR É QUEM DERROTA NOSSOS INIMIGOS “e o Senhor derrotou nossos inimigos” (v15)

Hoje contamos com o poder que há no nome de Jesus – “Em meu nome expulsarão os demónios; falarão novas línguas”, (Mc 16.17,18);

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

 

3º PARA RECEBERMOS A VITÓRIA DO SENHOR PRECISAMOS NOS DISPOR “dispõe-te” (v14)

Colocar-se diante de Deus com o fim de ser conduzido por Ele;

“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há-de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim”, (Is 6.8).

 

Pastor Patrick