MATEUS 12:1-8
PORQUE O CRISTÃO NÃO PRECISA QUARDAR O SÁBADO?
O PROPÓSITO DA LEI
O povo judeu havia sido tirado por Deus do jugo de uma nação extremamente ímpia, marcada pela idolatria e acentuado materialismo. Por conta disso Deus estabeleceu certas normas com o fim de orientar esse povo em sua nova jornada diante d’Ele.
A TRÍPLICE DIVISÃO DA LEI
A LEI MOSAICA ABRANGIA TRÊS ÁREAS:
MORAL – Tudo quanto está relacionado à como se comportar diante de Deus e dos homens Ex: “não terás outros Deuses; não farás imagem de escultura; honra teu pai e tua mãe; não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não cobiçarás” Êx. 20:3, 4,12-17.
CERIMONIAL – Normas que orientavam todos os atos relativos aos sacrifícios realizados no tabernáculo (espécie de templo móvel), desde de como deveria ser construído (Ex. 25-27), as vestes dos sacerdotes (Ex. 28), e como proceder a os sacrifícios (Ex. 29:10ss).
CIVIL – Está relacionada à vida jurídica e social de Israel, o que também abrangia os dias e festas solenes, “as santas convocações” Lv.23:1,2.
- O sábado era uma convocação semanal Lv. 23:3, mas não era a única. Alem do sábado havia também a páscoa, as primícias, o pentecostes, festa das trombetas, o dia da expiação, festa dos tabernáculos.
- Já que os adventistas querem guardar o sábado deveriam guardar as demais datas que estão inseridas no mesmo grupo dele.
- Os sabatistas não só deveriam observar o sábado semanal, mas o ano sabático, que era um ano de descanso para o solo (Ex. 23:10).
- Os sabatistas também deveriam guardar o ano do jubileu, que era realizado após a observância de sete anos sabáticos (Lv. 25:8-13).
- Todos esses mandamentos estavam relacionados à lei civil, mas os adventistas enfatizam somente o sábado.
- SHABAT significa “repouso, descanso, cessação”.
No Sabbath nenhuma trabalho poderia ser feito Dt. 5:14.
- Os próprios adventistas do sétimo dia, não guardam o sábado como prescreve a lei mosaica, ex:
- Não poderia nem mesmo sair de casa “ninguém saia do seu lugar no sétimo dia”(Êx.16:29), o judeu deveria chegar ao local da adoração antes do pôr do sol da sexta feira, porem os sabatistas atuais vão à igreja no sábado, quebrando assim o mesmo.
O SÁBADO E A ALIANÇA COM ISRAEL
- Dt. 5:14,15 deixa claro que o sábado está relacionado à libertação dos judeus do Egito, assim sendo está baseado numa aliança exclusiva de Deus com Israel, onde eles deveriam se lembrar da libertação operada por Deus.
- Nós fazemos parte de uma nova aliança, ou novo testamento como afirmou Jesus: “Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que por muitos é derramado” (Mc. 14:24).
REAFIRMAÇÃO DOS MANDAMENTOS DO A.T. NO N.T.
- Os princípios morais expressos nos mandamentos do A. T. foram reafirmados no N.T. (Mt 5:21ss), mas não temos nenhum mandamento nem por parte de Jesus nem de seus apóstolos para guardarmos o sábado.
PORQUE NÃO PRECISAMOS GUARDAR O SÁBADO.
- O sábado só foi instituído como dia de guarda após a saída do Egito, sendo normatizado como lei no monte Sinai por intermédio de Moises, até então não havia nenhuma ordem para ser observado.
- Jesus afirmou que a lei durou até João (Lc. 16:16), pois a lei teve cumprimento em Jesus (Mt. 5:17).
- A guarda da lei é incapaz de salvar – “ninguém será justificado pelas obras da lei”, (Rm 3.20).
- A salvação é pela graça de Deus – [...] “pela graça sois salvos [...] e isso não vem de vós, é dom de Deus [...], (Ef 2.8,9).
- A igreja não está sujeita a lei mosaica; “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Rm. 6:14).
- O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado (Mc. 2:27).
- Por isso ninguém pode nos julgar por causa do sábado (Cl. 2:16,17).
- Guardar o sábado é o mesmo que retroceder, anulando a graça de Deus revelada em seu filho (Gl. 4:9-11).
- O sábado era apenas sombra das coisas futuras (Cl. 2:16,17), Jesus é o descanso perfeito de que necessitamos, não só do corpo, mas principalmente da alma (Mt 11.28,29)
- A igreja primitiva se reunia todos os dias, não mais apenas no sábado (At 2.46, 5.42).
PORQUE GUARDAMOS O DOMINGO
- Jesus ressuscitou no domingo (João 20:1);
- Após a ressurreição Jesus apareceu várias vezes aos domingos (João 20:19,26).
- Aparentemente a igreja primitiva tinha o domingo como um dia de reunião especial (Atos 20:7, 1 Co. 16:2).
Pastor Patrick